O uso da arte como estratégia de ensino da Saúde Coletiva
PDF

Palavras-chave

Ensino médico
Saúde coletiva
Arte

Como Citar

ALMEIDA, Larissa de; BEDRIKOW, Rubens. O uso da arte como estratégia de ensino da Saúde Coletiva. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192104. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2104. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa se propõe a analisar o uso da arte como ferramenta de ensino de Saúde Coletiva a alunos do primeiro ano do curso de medicina inseridos em unidades básicas de saúde. Experiências anteriores enfatizaram o emprego da arte no desenvolvimento de habilidades médicas, particularmente no ensino da clínica. Alunos foram estimulados a expressar suas vivências na atenção básica mediante uma forma artística de sua escolha que foi compartilhada com seus colegas através da realização de um grupo focal com alunos a fim de discutir o impacto, dificuldades e vantagens do uso da arte no ensino da Saúde Coletiva. O conteúdo desse grupo focal foi analisado pela técnica de análise de conteúdo.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192104
PDF

Referências

Katz J e Khoshbin S. Can visual arts training improve physician performance?. Transactions of the American clinical and climatological association, 2014 , v. 125.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.