O uso das ferramentas de Medicina de Família e Comunidade
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Saúde da família
Atenção primária à saúde
Sistema Único de Saúde

How to Cite

SILVA, Driele da; BEDRIKOW, Rubens. O uso das ferramentas de Medicina de Família e Comunidade. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192190. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2190. Acesso em: 23 jul. 2024.

Abstract

A pesquisa se propôs a estudar o uso das principais ferramentas da Medicina de Família e Comunidade, como indicador de mudança paradigmática da prática médica na atenção primária em saúde. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com médicos de família e comunidade. Encontrou-se que tais ferramentas são, na realidade, usadas com menos frequência do que se desejaria ou seria necessário, em razão do excesso de demanda por atendimentos, o processo de trabalho que prioriza as consultas ditas tradicionais e afasta o médico da gestão de sua agenda, o efeito coercitivo de protocolos e diretrizes, e o fato dos demais especialistas e profissionais de saúde estarem pouco familiarizados com tais ferramentas. Houve diferenças quanto ao emprego dessas ferramentas em unidades de saúde públicas e privadas. Concluiu-se que a Saúde da Família ainda não provocou mudança paradigmática significativa na atenção primária em saúde brasileira. Propõe-se o ensino dessas ferramentas nos cursos de graduação das diferentes categorias profissionais da área da saúde, assim como nos processos de educação continuada ou permanente tanto de profissionais da assistência como da gestão.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192190
PDF (Português (Brasil))

References

Borges C e Taveira VR. Territorialização. In: Gusso G e Lopes JMC [organizadores]. Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. Porto Alegre: Artmed, 2012.
Dias LC. Abordagem familiar. In: Gusso G e Lopes JMC [organizadores]. Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. Porto Alegre: Art-med, 2012.
Mahmud SJ, Mano MA e Lopes JMC. Abordagem comunitária: cuidado domiciliar. In: Gusso G e Lopes JMC [organizadores]. Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. Porto Alegre: Artmed, 2012.
Saraiva SAL e Zepeda J. Princípios do apoio matricial. In: Gusso G e Lopes JMC [organizadores]. Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. Porto Alegre: Artmed, 2012
McWhinney IR e Freeman T. Método clínico. In: McWhinney IR e Freeman T. Manual de medicina de família e comunidade. Tradução Anelise Teixeira Burmeister. 3a ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Goulart FAA. Saúde da Família no Brasil: de movimento ideológico a ação política. In: Memórias da Saúde da Família no Brasil. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Download data is not yet available.