Repercussões na comunicação, interação e participação social da pessoa com esclerose lateral amiotrófica (ELA) na perspectiva de familiares ou cuidadores
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Esclerose lateral amiotrófica
Família
Barreiras de comunicação.

How to Cite

NOVAIS, Thais Cristina Leite de; CHUN, Regina Yu Shon; NETO, Lavoisier Leite. Repercussões na comunicação, interação e participação social da pessoa com esclerose lateral amiotrófica (ELA) na perspectiva de familiares ou cuidadores. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181297. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1297. Acesso em: 24 jul. 2024.

Abstract

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença neurodegenerativa, provoca alterações motoras, tornando a pessoa dependente de terceiros à medida que a doença progride. Diante das limitações de comunicação, a implementação de sistemas alternativos de comunicação pode favorecer a linguagem, interação e participação social. O cuidador/familiar ocupa espaço central, adaptando sua rotina às necessidades de quem cuida. O objetivo foi investigar repercussões da ELA na comunicação e interação para a pessoa e o impacto do cuidado na percepção dos familiares e/ou cuidadores. Há repercusssões na comunicação e interação para a pessoa e seu familiar ou cuidador.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181297
PDF (Português (Brasil))

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Download data is not yet available.