Composição corporal de indivíduos praticantes de handebol em cadeira de rodas
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Handebol de cadeira de rodas
Composição corporal
Absorciometria radiológica de dupla energia.

How to Cite

CABRAL, Raquel Larissa; GORLA, Jose Irineu; BORGES, Mariane. Composição corporal de indivíduos praticantes de handebol em cadeira de rodas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181187. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1187. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

A lesão medular causa inúmeras alterações físicas no indíviduo, tanto no seu período agudo quanto crônico, uma delas é a composição corporal. O estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da prática de Handebol em Cadeira de Rodas (HCR) na composição corporal de indivíduos com Lesão da Medula Espinhal (LME) utilizando os métodos: absorciometria radiológica de dupla energia e antropometria. O estudo teve 5 participantes com lesão crônica e que praticavam HCR duas vezes por semana. A avaliação ocorreu antes e após um período de 5 meses e foi realizada análise estatística. Como resultado, os atletas não apresentaram alterações significativas na composição corporal, contudo a manutenção dos valores avaliados já demonstra um aspecto positivo para essa população que tende a apresentar sedentarismo e tendência à obesidade. Concluímos que não houve mudança na composição corporal para essa população e que a baixa intensidade e frequência semanal dos treinos podem ser fatores limitantes de resultados mais expressivos, assim como o tamanho da amostra.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181187
PDF (Português (Brasil))

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Download data is not yet available.