A força muscular de paraplégicos através do treinamento combinado
PDF

Palavras-chave

Lesão da medula espinhal
Força muscular
Treinamento combinado

Como Citar

SILVA, Ana da; GORLA, Jose; BORGES, Mariane. A força muscular de paraplégicos através do treinamento combinado. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192982. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2982. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A lesão da medula espinhal é um dano que acomete a medula espinhal, gerando alterações fisiológicas e metabólicas no indivíduo. A Força muscular também sofre alterações e é diminuída nesses sujeitos, sabendo que a mesma aliada à resistência dos músculos superiores é importante para a propulsão, à transferência e mobilidade na cadeira de rodas, este trabalho tem por objetivo verificar a melhora da força muscular através do treinamento combinado em indivíduos com lesão medular. Para tanto, foram recrutados três homens sedentários submetidos a um programa de treinamento combinado com 23 sessões. Para avaliação da força muscular foi utiizado o teste de 1RM das seguintes musculaturas: latíssimo do dorso, peitoral, tríceps, bíceps e deltoide. Os resultados apontam que ocorreu aumento da força muscular, sendo que as musculaturas que mais apresentaram ganhos de força foram: bíceps, tríceps e deltoide. Portanto, através desse estudo podemos concluir que o treinamento combinado é efetivo para o ganho de força muscular em indivíduos sedentários com lesão da medula espinhal.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192982
PDF

Referências

EVANS, Nicholas et al. Exercise Recommendations and Considerations for Persons With Spinal Cord Injury. 2015.
LACOURSE, Michael G. et al. Lesão da Medula Espinhal. In: FRONTERA, Walter R.; DAWSON, David M.; SLOVIK, David M.. Exercício Físico e Reabilitação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. Cap. 15. p. 246-263.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.