Avaliação da síndrome do comer noturno e de fatores associados em mulheres atendidas no ambulatório de síndrome metabólica da Universidade Estadual de Campinas
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Obesidade
Transtorno alimentar
Mulher.

How to Cite

SARON, Amanda; VASQUES, Ana Carolina Junqueira; ALFONSO, Fernanda Barbeiro; RODRIGUES, Giovanna Bragalia; FÁVARO, Bruna Brandão; TAMBASCIA, Marcos Antônio; GELONEZE, Bruno. Avaliação da síndrome do comer noturno e de fatores associados em mulheres atendidas no ambulatório de síndrome metabólica da Universidade Estadual de Campinas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018105. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/105. Acesso em: 7 aug. 2024.

Abstract

A obesidade vem ganhando cada vez mais importância no cenário mundial, sendo considerada um dos maiores problemas globais de saúde pública. Muitos indivíduos obesos apresentam transtornos alimentares associados ao elevado consumo calórico, dos quais pode-se citar a Síndrome do Comer Noturno (SCN), que se caracteriza por anorexia matutina, hiperfagia noturna e insônia. Com o objetivo de investigar a frequência de SCN em portadores de síndrome metabólica e caracterizar o perfil nutricional e de saúde desses indivíduos, foi realizado um estudo transversal com 80 mulheres atendidas no Ambulatório de Síndrome Metabólica da UNICAMP. A frequência de SCN encontrada foi de 10% na amostra estudada. Houve associação entre menor tempo de sono, maior circunferência do pescoço, presença de tabagismo e depressão com a presença da SCN.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018105
PDF (Português (Brasil))

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Download data is not yet available.