Práticas desenvolvidas pelos técnicos e auxiliares de enfermagem na atenção básica
PDF

Palavras-chave

Enfermagem de saúde pública
Saúde coletiva
Prática profissional.

Como Citar

OLIVEIRA, Luciana de; MARQUES, Dalvani; MONEZI, Nathália de Souza. Práticas desenvolvidas pelos técnicos e auxiliares de enfermagem na atenção básica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018914. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/914. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Objetivo: Identificar as principais práticas desenvolvidas pelos técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam na atenção básica em Campinas/SP. Resultados: Realizadas 150 entrevistas, destacam-se as seguintes atividades realizadas diariamente: Orientações aos usuários, organização do fluxo dentro da unidade, orientação ao público para coleta de exames, verificação da pressão arterial e acolhimento. Conclusão: As auxiliares e técnicas de enfermagem colaboram na execução do trabalho das equipes de saúde, exercendo o trabalho de porta de entrada, pois são as primeiras profissionais a receber as pessoas. Portanto, desenvolvem um amplo de conjunto de atividades na atenção básica, o que demonstra a inserção e a capilaridade do trabalho desses profissionais e sua importância na ESF.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018914
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.