O trabalho dos auxiliares e técnicos de enfermagem na atenção básica
PDF

Palavras-chave

Atenção básica em saúde
Enfermagem de saúde pública
Educação em enfermagem.

Como Citar

MONEZI, Nathalia de Souza; MARQUES, Dalvani; OLIVEIRA, Luciana de. O trabalho dos auxiliares e técnicos de enfermagem na atenção básica: equivalências e diferenças. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181083. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1083. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Objetivos: identificar as atividades desenvolvidas por auxiliares de enfermagem e técnicos de enfermagem na Atenção Básica em Campinas/SP e comparar com as atribuições do COFEN. Resultados: Realizadas entrevistas com 103 auxiliares de enfermagem e 46 técnicas de enfermagem. As profissionais realizavam, predominantemente, as mesmas atividades diariamente como curativos, orientações ao público, administração de medicamentos VO, EV, IM, SC E ID e acolhimento, entre outras, a exceção das atividades na sala de vacina que as auxliares de enfermagem, na maioria, referiram nunca realizarem. Conclusão: Os técnicos e auxiliares de enfermagem atualmente executam as mesmas atividades na Atenção Básica, mesmo com as mudanças ocorridas nos serviços de saúde nas últimas décadas..

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181083
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.