A construção da corporeidade travesti no Brasil e seu acesso à saúde
PDF

Palavras-chave

Pessoas transgênero
Travestismo
Saúde das minorias

Como Citar

TOSTI, Nathália; MARQUES, Dalvani; ANZOLIN, Nubya; ROCHA, Leonardo. A construção da corporeidade travesti no Brasil e seu acesso à saúde: revisão integrativa. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192294. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2294. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este estudo objetiva identificar a construção da corporeidade travesti na literatura e delimitar aspectos dessa construção que influenciam em seu acesso à saúde. Método: Revisão integrativa da literatura. A coleta de dados ocorreu nas bases de dados PubMed, LILACS e BVS, utilizando os descritores "pessoas transgênero", "travestismo", "procedimentos de readequação sexual" e "saúde das minorias", como critério de inclusão consideraram-se artigos publicados entre 2009 a 2018 nos idiomas português, inglês e espanhol e que respondiam à pergunta norteadora da pesquisa. A análise dos artigos se deu através da Análise de Conteúdo. Resultados: Selecionados 23 artigos, delineando três categorias: acesso à saúde, corpo e corporeidade travesti e construção e incorporação social da travestilidade. Conclusões: Evidencia-se que particularidades da construção social e corporal travesti estão associadas a adoção de comportamentos de risco e afastamento dos serviços de saúde. Há necessidade de reconstruir os itinerários terapêuticos dessa população para trazê-las ao serviço de saúde, bem como treinamento dos profissionais para superação de preconcepções e garantia de equidade no tratamento.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192294
PDF

Referências

Sanchez RM, Ciconelli RM. Conceitos de acesso à saúde. Rev Panam Salud Publica. 2012; 31(3): 260-8.

Amorim SMG, Vieira FS, Brancaleoni AP. Percepções acerca da condição de vida e vulnerabilidade à saúde de travestis. Saúde Debate. 2013; 37(98): 52535.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.