Avaliação da atividade prebiótica do amido da fruta-do-lobo (Solanum lycocarpum)
PDF

Palavras-chave

Amido resistente
Prebiótico
AGCC.

Como Citar

LAURETTI, Leonardo Chatagnier Borges; PASTORE, Glaucia Maria; PEREIRA, Ana Paula; ALVARENGA, Verônica Ortiz; SANT’ANA, Anderson de Souza. Avaliação da atividade prebiótica do amido da fruta-do-lobo (Solanum lycocarpum). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018812. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/812. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

À fruta-do-lobo têm sido atribuídas muitas propriedades terapêuticas, principalmente hipocolesterolêmicas e hipoglicemiantes. Estudos relataram que isto se deve aos constituintes químicos presentes no amido da lobeira verde, em especial o amido resistente. Este resiste à digestão no intestino delgado e se torna substrato para a fermentação pelas bactérias anaeróbicas do cólon, tendo como produto principalmente os ácidos graxos de cadeia curta, que entram no sangue e promovem melhora de algumas funções fisiológicas nos seres humanos, tais como redução dos níveis de glicose sanguínea. Logo, o amido da fruta-do-lobo pode ser considerado um potencial agente prebiótico.
Visto que estudos sobre os compostos bioativos da lobeira e do seu amido ainda são escassos, este trabalho teve por objetivo a caracterização do amido da fruta do lobo e avaliação da sua atividade prebiótica.
Foram realizados os seguintes tópicos: 1) coleta das frutas e identificação da espécie; 2) determinação da composição centesimal da fruta, bem como de seu amido; 3) caracterização físico-química da fruta, 4) extração do amido; 5) identificação e quantificação de mono, di e oligossacarídeos; 6) identificação dos compostos orgânicos voláteis; 7) seleção dos micro-organismos; 8) avaliação da atividade prebiótica.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018812
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.