Comparação entre métodos de volumetria hipocampal manual e automáticos
PDF

Palavras-chave

Epilepsia de lobo temporal
Volumetria hipocampal
Softwares VolBrain e FreeSurfer.

Como Citar

CARNEIRO, Julia Elisa; CENDES, Fernando; YASUDA, Clarissa L.; SILVA, Bruna F. da. Comparação entre métodos de volumetria hipocampal manual e automáticos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018706. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/706. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O hipocampo é uma das estruturas do lobo temporal cerebral onde crises epilépticas do tipo focal se originam e podem sofrer alterações estruturais após cirurgia de ressecção hipocampal, um dos tratamentos indicados para este tipo de síndrome epiléptica. Para compreender a natureza e a evolução desta doença, a volumetria hipocampal a partir de imagens de ressonância magnética tem sido muito utilizada. O artigo apresenta uma comparação entre dois métodos de segmentação automática (VolBrain e FreeSurfer) e a segmentação manual do hipocampo, avaliando sua exatidão ao processar imagens de pacientes submetidos a abordagem cirúrgica no lobo temporal e em indivíduos controle.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018706
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.