Desenvolvimento e aplicação de um modelo matemático baseado em redes neurais artificiais para predição da dosagem de coagulante em um processo de tratamento água por flotação
PDF

Palavras-chave

Água
Flotação
Redes neurais.

Como Citar

GABRIEL, Joyce Gomes; SILVA, Flavio Vasconcelos da. Desenvolvimento e aplicação de um modelo matemático baseado em redes neurais artificiais para predição da dosagem de coagulante em um processo de tratamento água por flotação. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018698. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/698. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A água é o recurso natutarl mais importante e mais utilizado do planeta e, por isso, seu consumo recional, sua proteção e seu tratamento são grandes preocupações da sociedade moderna. A flotação por ar dissolvido (FAD) é o processo mais utilizado para o tratamento dess recurso e possui como um de seus parâmetros determinantes a dosagem de coagulante aplicada. Neste trabalho, foi proposta um sistema de predição para a dosagem ideal de coagulante a partir de um modelo matemático empírico baseado em redes neurais artificiais, o que garantiu a repetibilidade das respostas e uma maior eficiência do processo.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018698
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.