Desenvolvimento de um sistema de controle inteligente em um protótipo experimental de flotação por ar dissolvido para tratamento de água
PDF

Palavras-chave

Flotação
Controle fuzzy
Automação.

Como Citar

ROZANTE, Vinicius; SILVA, Flavio Vasconcelos da. Desenvolvimento de um sistema de controle inteligente em um protótipo experimental de flotação por ar dissolvido para tratamento de água. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181359. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1359. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A maioria dos processos químicos são inerentemente multivariáveis exibindo fortes interações entre as variáveis de processos, muitas vezes, sujeitas a restrições. Com o avanço da tecnologia, os sistemas e processos químicos ficaram mais complexos, tornando-se uma tarefa árdua, muitas vezes impossível, a utilização satisfatória dos controladores convencionais obtidos a partir da teoria clássica. Esta realidade desencadeou uma procura por novas estratégias de controle tais como: controle multivariável, controle adaptativo, controle preditivo e sistema de controle inteligente; este último, baseado na fácil observação da capacidade de um operador humano em controlar satisfatoriamente diversos sistemas sem a compreensão matemática e física dos mesmos. Analisando este panorama, propõe-se, como foco principal deste projeto, o desenvolvimento de um sistema e automação aplicado a um protótipo experimental de flotação por ar dissolvido (FAD) que permitirá a implementação de uma estratégia de controle inteligente baseado em lógica fuzzy. A flotação por ar dissolvido é um processo amplamente utilizado em tratamento de água e efluentes. Nela, as partículas em suspensão têm sua densidade aparente reduzida a partir da adesão de microbolhas de ar, o que provoca a separação de tais partículas. Devido à natureza multivariável, os processos de tratamento de água são difíceis de controlar e justificam a utilização de uma abordagem baseada em controladores avançados inteligentes.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181359
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.