Avaliação do consumo de energia elétrica em um refrigerador doméstico
PDF

Palavras-chave

Energia
Refrigeração
Instrumentação.

Como Citar

SILVA, Flavio Vasconcelos da; ZONTA, Laura Luise; LEITE, Leonardo Grisi de Oliveira; AMORIM, Mayara Gabrielly Silva. Avaliação do consumo de energia elétrica em um refrigerador doméstico. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181425. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1425. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

Os sistemas de refrigeração são grandes consumidores de energia e estão presentes nos setores industrial, comercial e residencial, com importantes aplicações na vida cotidiana. Neste contexto, medidas de melhoria da eficiência energética em aplicações de refrigeração recebem especial atenção. Segundo dados oficias, os motores elétricos de indução (de uso extensivo em sistema de refrigeração) detêm 49% do consumo de energia elétrica numa instalação. Considerando-se o setor doméstico, os equipamentos de refrigeração são responsáveis por aproximadamente 65% do consumo total de uma residência. Assim, neste estudo foi realizada uma avaliação e uma quantificação do consumo de energia de um refrigerador doméstico submetido a diferentes condições de operação. Também foram analisados os efeitos da abertura de porta e efeito de maus hábitos cotidianos no consumo global do refrigerador. Foi observado um considerável aumento do consumo de energia elétrica mensal (51,35 kWh) relacionado à abertura de portas a um aumento do custo de R$ 21,21 por mês na pior condição estudada.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181425
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.