Análise do repertório dos receptores de linfócitos T expressos por células TCD8+ em camundongos FONX1CreERT2Dicerflox/flox
PDF

Palavras-chave

Tolerância central
MicroRNA
Linfócito T.

Como Citar

SANTOS, José Felipe Teixeira Da Silva; ROVAROTTO, Carolina Francelin; GUILLÉN, Ana Cristina Medina; FARIAS, Alessandro dos Santos. Análise do repertório dos receptores de linfócitos T expressos por células TCD8+ em camundongos FONX1CreERT2Dicerflox/flox. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018693. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/693. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Os precursores de linfócitos T saem da medula óssea e migram para o timo, aonde completam seu desenvolvimento e tornam-se linfócitos simples positivos CD4+ ou CD8+ cujos TCRs não são capazes de reconhecer o antígeno próprio. Para isso, os linfócitos passam pelo processo de tolerância central que é mediado pelas células epiteliais tímicas medulares as quais apresentam antígenos restritos aos tecidos para o linfócito duplo positivo em desenvolvimento. O linfócito cujo receptor reconhece o antígeno próprio com alta afinidade é eliminado por apoptose. A literatura demonstra que a apresentação de antígenos próprios no timo é mediada pelo fator de transcrição Aire que coordena a expressão de microRNA. Neste trabalho, buscamos avaliar a participação dos microRNAs no processo de tolerância central através da análise do perfil dos receptores de linfócitos T em células TCD8+ de camundongos cujas células epiteliais tímicas não apresentam microRNAs. Nossos resultados demonstram que há aumento na porcentagem de células expressando determinados receptores de linfócitos T no baço de camundongos sem microRNA quando comparado aos dados de camundongos selvagens.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018693
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.