Análise do repertório de linfócitos T expressos por células TCD4+ em camundongos FOXN1CreERT2Dicerflox/flox
PDF

Palavras-chave

Tolerância central
Timo
MicroRNA.

Como Citar

GUILLÉN, Ana Cristina Medina; ROVAROTTO, Carolina Francelin; SANTOS, José Felipe Teixeira da Silva. Análise do repertório de linfócitos T expressos por células TCD4+ em camundongos FOXN1CreERT2Dicerflox/flox. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018114. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/114. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O timo é um órgão linfoide primário essencial para o estabelecimento inicial do repertório de linfócitos T maduros encontrados nos órgãos linfoides secundários. A geração do repertório de linfócitos T nos órgão linfóides secundários é dependente do processo de tolerância central aonde somente linfócitos cujo receptor não reconheça o antígeno próprio com alta afinidade são enviados para a periferia do sistema imune. Esse processo é mediado pelas células epiteliais tímicas que, por meio do fator de transcrição Aire, expressam antígenos próprios aos linfócitos em desenvolvimento. A função do Aire está relacionada a presença de microRNAs, mostrando que eles apresentam um papel no processo de seleção negativa. Assim, visando compreender melhor a participação dos microRNAs na geração de repertórios dos linfócitos, nesta trabalho avaliamos a expressão de diferentes recepetores de linfócitos T em células TCD4+ do baço de camundongos cuja expressão de Dicer pelas células epiteliais tímicas foi alterada.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018114
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.