Identificação de adulteração de produtos processados de carne bovina por equipamento portátil de infravermelho próximo (NIR)
PDF

Palavras-chave

Tecnologias analíticas de processo
Qualidade
Adulteração.

Como Citar

SOUZA, Gustavo Ferreira de; BARBIN, Douglas Fernandes; PEREZ, Irene Marivel Nolasco. Identificação de adulteração de produtos processados de carne bovina por equipamento portátil de infravermelho próximo (NIR). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018575. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/575. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O controle de qualidade na indústria de alimentos demanda tecnologias de análise rápidas e eficientes. A tecnologia de infravermelho próximo (NIR) é um método eficiente e rápido, podendo até ser utilizada em linhas de produção. Neste trabalho utilizou-se um aparelho portátil NIR para classificação e autenticação de carnes. Foram adquiridos os espectros no intervalo NIR das amostras, que foram classificados através de análise multivariada (qumiometria). Os modelos estatísticos obtidos foram utilizados para detecção de adulteração e autenticação das amostras.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018575
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.