Oportunidades de utilização de biogás em segmentos industriais na substituição de energia térmica fóssil
PDF

Palavras-chave

Resíduos urbanos
Biogás
Indústria.

Como Citar

FLORES, Guilherme Salles dos Reis; BERNI, Mauro Donizeti. Oportunidades de utilização de biogás em segmentos industriais na substituição de energia térmica fóssil: caso da região administrativa de Campinas (RAC). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018568. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/568. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

À disposição inadequada em aterros é creditada de 6% a 20% do total de emissões antropogênicas de metano (IPCC, 1995), além dos danos ambientais e detrimento na qualidade de vida da população do local. Devido aos impactos negativos a saúde pública, torna-se indispensável um tratamento final adequado com a valorização energética da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos (RSU) através da geração de biogás. O biogás pode ser uma alternativa ao gás natural na indústria, sobretudo a sua utilização nas caldeiras, de forma a conciliar a expansão da matriz energética pela inclusão desse biocombustível renovável às políticas RSU.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018568
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.