Aproveitamento energético e o desenvolvimento de metodologia para inventário de palha de cana de açúcar na região administrativa de Campinas
PDF

Palavras-chave

ArcGis
Cana de açúcar
Bioeletricidade.

Como Citar

VIEIRA, Rodrigo Fernandes; BERNI, Mauro Donizeti. Aproveitamento energético e o desenvolvimento de metodologia para inventário de palha de cana de açúcar na região administrativa de Campinas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181221. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1221. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Atualmente, países buscam alcançar uma sociedade de consumo que seja mais sustentável. Um exemplo disto está na energia elétrica que pode ser gerada a partir de resíduos agrícolas. Neste contexto, o Brasil apresenta destaque uma vez que possui grande extensão de sua área ocupada por culturas agrícolas que geram resíduos produzidos durante as suas colheitas. Este projeto tem como objetivo inventariar e avaliar o potencial energético e a disponibilidade de resíduos agrícolas da cana de açúcar, na Região Administrativa de Campinas (RAC). Para tanto, adota-se uma metodologia que contempla o potencial técnico de geração elétrica da palha de cana de açúcar, mediante equações matemáticas com base em indicador da produção de resíduos agropecuários. Utiliza-se o software ArcGis na análise espacial para identificação das áreas com esses resíduos, sendo input para estimar a quantidade que poderá ser utilizada para geração de energia elétrica.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181221
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.