Desenvolvimento de metodologia para inventário e a distribuição espacial dos resíduos de florestas de Eucalipto na região administrativa de Campinas (RAC).
PDF

Palavras-chave

Arcgis
Eucalipto
Bioprodutos.

Como Citar

DEGASPARE, Felipe; BERNI, Mauro Donizeti. Desenvolvimento de metodologia para inventário e a distribuição espacial dos resíduos de florestas de Eucalipto na região administrativa de Campinas (RAC). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018410. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/410. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A Região Administrativa de Campinas possui muitas áreas ocupadas por floresta de eucalípto, que por sua vez ao ser explorada durante a colheita geram resíduos. Esses resíduos possuem alto potencial energético que podem ser utilizados com rotas tecnológicas para geração de bioenergia e bioprodutos que atendem os requisitos de uma economia de baixo carbono. Este projeto objetiva estimar a quantidade de resíduos de floresta plantada de eucalipto que pode ser disponibilizados para serem utilizados na produção de produtos que possam substituir aqueles baseados em energia fóssil. Através de análise espacial será identificada as áreas com esses resíduos, para que possa ser calculado a quantidade, e posteriormente o potencial técnico dos mesmos, e assim analisar o quanto se pode substituir os produtos que emitem grandes quantidades de dióxido de carbono na atmosfera.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018410
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.