Análise cinemática e metamórfica das rochas da formação Xambioá na porção norte do cinturão Araguaia
PDF

Palavras-chave

Gondwana
Evolução tectono-metamórfica
Orógeno Araguaia.

Como Citar

FREITAS, Gabriel Bueno Fagundes de; MEIRA, Vinicius Tieppo. Análise cinemática e metamórfica das rochas da formação Xambioá na porção norte do cinturão Araguaia. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018476. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/476. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O Orógeno Araguaia representa parte da história de amalgamação e configuração do supercontinente Gondwana no final do Neoproterozoico. As sequências metassedimentares que compõem o orógeno registram a história tectônica de desenvolvimento e formação dessa unidade geotectônica. O presente estudo evidencia que as rochas da Formação Xambioá na área estudada incluem majoritariamente xistos micáceos, xistos quartzosos, xistos grafitosos e rochas calciossilicáticas, e rochas metabásicas ocorrem subordinadas. Estas rochas apresentam estruturas planares em três estágios: foliação Sn-1, registrada como dobras intrafoliais; foliação principal Sn, definida por xistosidade e bandamento metamórfico; e foliação Sn+1, definida como clivagem de crenulação e clivagem espaçada. Estudos petrográficos evidenciaram que tanto as rochas metapelíticas quanto as rochas metabásicas atingiram condições de fácies xisto verde alto a anfibolito médio, com características báricas de metamorfismo do tipo Barrowiano.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018476
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.