Evolução tectono-metamórfica da formação Morro do Campo na serra dos Martírios-Andorinhas, domínio norte do Orógeno Araguaia
PDF

Palavras-chave

Orógeno Araguaia
Formação Morro do Campo
Serra dos Martírios-Andorinhas.

Como Citar

FERNANDES, Bruna Maria Cruz; MEIRA, Vinicius Tieppo. Evolução tectono-metamórfica da formação Morro do Campo na serra dos Martírios-Andorinhas, domínio norte do Orógeno Araguaia. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018228. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/228. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O Orógeno Araguaia tem-se mostrado importante nos debates para reconstituições das eras Arqueana e Proterozoica, já que possui rochas dessas idades. Sua formação é vinculada aos processos de amalgamação do supercontinente Gondwana durante o Ciclo Orogênico Brasiliano/Pan-Africano no Neoproterozoico. A Serra dos Martírios-Andorinhas faz parte desse orógeno e é sustentada por rochas quartzíticas da Formação Morro do Campo, porção basal do Supergrupo Baixo Araguaia. Em seu entorno ocorrem xistos da Formação Xambioá. Localmente a Formação Morro do Campo está sobreposta à Formação Xambioá, caracterizando uma inversão estratigráfica marcada a sudoeste pela Zona de Cavalgamento Andorinhas. Análises cinemáticas preliminares sugerem movimentação de topo para NW. Em geral, as estruturas planares na Serra dos Martírios-Andorinhas, incluindo acamamento, foliação e planos de falhas fotointerpretadas, estão orientadas na direção NW-SE, paralelas à Zona de Cavalgamento Andorinhas.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018228
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.