Influência do polímero VAE nas propriedades mecânicas do concreto de cimento Portland
PDF

Palavras-chave

Concreto
Concreto modificado
Polímero VAE.

Como Citar

DOMINIQUINI, Eduardo Bratfisch; GOMES, Carlos Eduardo Marmorato; SOUZA, Rafael Carvalho de; BOMEDIANO, Karen Sorgi. Influência do polímero VAE nas propriedades mecânicas do concreto de cimento Portland: análise da resistência à compressão e tração do CMP. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018371. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/371. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O presente projeto de Iniciação Científica teve por objetivo verificar a influência dos polímeros redispersíveis no módulo de deformação do concreto de cimento Portland, com foco nos concretos reforçados com fibras (CRF) para usos industriais. Atualmente, as fibras poliméricas empregadas como reforço de concreto possuem baixo módulo de elasticidade (5GPa à 10GPa). A modificação da matriz cimentícia por meio da adição dos polímeros proporciona uma diminuição do módulo de deformação destes concretos, normalmente acima de 30GPa, e podendo assim permitir maiores incrementos de tenacidade (capacidade de absorção de energia) ou de sua resistência residual na flexão, propriedades essenciais para tal aplicação. Também, a adição dos polímeros redispersíveis pode permitir melhor aderência entre o concreto de cimento Portland e as macro fibras poliméricas à base de polipropileno.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018371
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.