Argamassas de cimento Portland (tipo CP-II Z) aditivadas com MgO
PDF

Palavras-chave

Argamassa de cimento Portland
Óxido de magnésio
Retração do cimento.

Como Citar

CAVALCANTE, Lucas Arenhardt; GOMES, Carlos Eduardo Marmorato. Argamassas de cimento Portland (tipo CP-II Z) aditivadas com MgO. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018869. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/869. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Um comportamento inerente das argamassas e concretos de cimento Portland é a retração hidráulica, podendo acarretar fissuras, portanto, busca-se impedir este efeito. Uma alternativa para isto seria o emprego do óxido de Magnésio (MgO) como aditivo, que ao ser hidratado apresenta reação expansiva. Nesta pesquisa buscou-se determinar qual o teor ideal de MgO no traço da argamassa para reduzir significativamente a retração hidráulica. Nesta pesquisa, testou-se teores de 6% e 12% de MgO, e comparou-se com a referência (sem adição de MgO) a intensidade dessa retração.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018869
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.