Concreto de cimento Portland modificado com polímero VAE
PDF

Palavras-chave

Concreto
Concreto modificado
Polímero VAE.

Como Citar

SOUZA, Rafael Carvalho de; GOMES, Carlos Eduardo Marmorato; BOMEDIANO, Karen Sorgi; DOMINIQUINI, Eduardo Bratfisch. Concreto de cimento Portland modificado com polímero VAE: estudo do módulo de deformação do CMP. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181157. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1157. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente projeto de Iniciação Científica tem por objetivo verificar a influência dos polímeros redispersíveis nas propriedades do concreto de cimento Portland (CP II), em especial, no módulo de deformação do concretos reforçados com fibras (CRF) para uso em pisos industriais. Atualmente, as fibras poliméricas empregadas como reforço de concreto possuem baixo módulo de elasticidade (5 GPa à 10 GPa). A modificação da matriz cimentícia por meio da adição de polímeros deverá proporcionar uma diminuição do módulo de deformação destes concretos, normalmente acima de 30 GPa, permitindo maiores incrementos de tenacidade (capacidade de absorção de energia) e/ou de sua resistência residual na flexão, propriedades essenciais para tal aplicação. Também, pretende-se mediante a adição dos polímeros redispersíveis obter melhor aderência entre o concreto de cimento Portland e as macrofibras poliméricas à base de polipropileno.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181157
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.