Avaliação dos efeitos de fatores séricos obtidos de camundongos resistentes ou propensos à obesidade sobre aspectos inflamatórios em linhagens de células hipotalâmicas
PDF

Palavras-chave

Obesidade
Hipotálamo
Fatores séricos.

Como Citar

OLIVEIRA, Davi Sidarta Vitória Rodrigues; VELLOSO, Licio Augusto; RAZOLLI, Daniela S.; CARRARO, Rodrigo S.; DRAGANO, Nathalia Romanelli Vicente. Avaliação dos efeitos de fatores séricos obtidos de camundongos resistentes ou propensos à obesidade sobre aspectos inflamatórios em linhagens de células hipotalâmicas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018344. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/344. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

A obesidade é uma condição de impacto sistêmico e múltiplas comorbidades, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como aumento anormal da gordura corporal que represente risco à saúde. Previsões epidemiológicas apontam que em 2030 38.1% da população apresentará sobrepeso, e 19.7%, obesidade. O hipotálamo tem sido de longa data descrito como o centro regulador da homeostase energética, e sua disfunção - predominantemente devido ao consumo de gorduras saturadas - tem sido apontada como fator decisivo na fisiopatogênese da obesidade e suas comorbidades. Embora o assunto seja amplamente estudado, o impacto de hormônios e outros fatores séricos relacionados sobre o ganho de peso individual associado ao consumo de uma dieta hiperlipídica (HFD - High Fat Diet) ainda não foi definido. No presente estudo, avaliamos o impacto do tratamento de linhagens de neurônios (CLU189) e microglia (BV2) com o soro de animais propensos ou resistentes à obesidade crônica.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018344
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.