Avaliação da efetividade da difusão de conhecimento teórico-científico de nutrição e alimentação saudável para alunos, residentes e profissionais da área da saúde da UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Difusão de conhecimento
Alimentação saudável
Profissionais da saúde.

Como Citar

NOGUEIRA, Karla Morais; VELLOSO, Licio Augusto; RIOS, Ana Paula da Silva; MENDES, Natália Ferreira. Avaliação da efetividade da difusão de conhecimento teórico-científico de nutrição e alimentação saudável para alunos, residentes e profissionais da área da saúde da UNICAMP. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018755. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/755. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Promover, reparar e cuidar da saúde da população é, sobretudo, uma das maiores aspirações dos profissionais de saúde. Todavia, contra-intuitivamente, o estilo de vida de grande parte desses não condiz com as recomendações e orientações que fazem aos seus pacientes. Uma das consequências disso é o aumento da incidência de sobrepeso e obesidade que vem sendo observado nas últimas décadas, não apenas nos profissionais da área da saúde, como também em alunos e residentes nessa área. Diante dessa realidade, na primeira etapa deste estudo foram coletados vários dados sobre os hábitos de vida dos alunos, residentes e profissionais de saúde da UNICAMP e aplicado um questionário com perguntas sobre nutrição e alimentação saudável. A partir das informações obtidas foram utilizadas três estratégias de difusão de conhecimento sobre esses temas: (1) vídeo-animação, (2) panfleto, e (3) aulas expositivas. Na última fase do projeto, ainda em andamento, será avaliado, através de questionário, se os métodos de difusão de conhecimento escolhidos foram eficazes para influenciar positivamente na adoção de hábitos de vida saudáveis ou, pelo menos, contribuíram com a aquisição de novos conhecimentos acerca da alimentação saudável.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018755
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.