Avaliação da expressão e distribuição de proteínas transportadoras de ácidos graxos (mfsd2a e caveolin1) na região da barreira hemato-encefálica da eminência média em camundongos com obesidade induzida por dieta rica em gordura
PDF

Palavras-chave

Obesidade
Hipotálamo
Nutrição.

Como Citar

OLIVEIRA, Matheus Fiori Rodrigues Amorim; VELLOSO, Licio Augusto; RAMALHO, Albina. Avaliação da expressão e distribuição de proteínas transportadoras de ácidos graxos (mfsd2a e caveolin1) na região da barreira hemato-encefálica da eminência média em camundongos com obesidade induzida por dieta rica em gordura. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181037. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1037. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O desequilíbrio entre a ingestão alimentar e o gasto energético tem como consequência a obesidade. Um complexo sistema hipotalâmico recebe sinais neuroendócrinos sobre estoques de gordura e induzem respostas apropriadas. Estudos demonstraram que uma dieta hiperlipídica acarreta na expressão de um ou mais receptores na região da eminência média (EM) hipotalâmica. Esse consumo excessivo de gorduras saturadas (HFD) determina alterações morfofuncionais e inflamatórias permitindo a instalação do processo inflamatório hipotalâmico, levando ao desenvolvimento da obesidade. A entrada de ácidos graxos no cérebro se dá via mecanismo de difusão passiva e via proteínas transportadoras específicas. Esse estudo apresenta os receptores Mfsd2a e Caveolin1 presentes na região da EM na tentativa de esclarecer os processos fisiopatológicos que induzem a obesidade.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181037
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.