Comunicação em saúde entre graduandos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba e seus pacientes
PDF

Palavras-chave

Estratégias de comunicação em saúde
Estudantes de odontologia
Educação em odontologia

Como Citar

LIMA, Rodrigo de; MIALHE, Fabio; VATANABI, Camila; SANTOS, Beatriz. Comunicação em saúde entre graduandos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba e seus pacientes. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720193039. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/3039. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

No presente estudo objetivou-se avaliar as técnicas de comunicação utilizadas pelos graduandos de odontologia, incentivando-os a refletirem sobre seu atendimento, bem como analisar a maneira que os pacientes julgam ser atendidos. Foram coletados dados de 70 pacientes e 86 estudantes do terceiro, quarto e quinto ano por meio de de um questionário contendo uma escala de comunicação. Observou-se que os pacientes possuem uma visão fortemente otimista da comunicação com o estudante enquanto que ele, por sua vez, considera-se um pouco menos confiante.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720193039
PDF

Referências

Maybury, C.; Horowitz, A. M.; Wang, M. Q.; Kleinman, D. V. Use of communication techniques by Maryland dentists, 2013.
Rozier, R. G.; Horowitz A. M.; Podschun, G. Dentist-patient communication techniques used in the United States, 2011.
Horowitz, A. M.; Wang, M. Q; Kleinman, D. V. Opinions of Maryland Adults Regarding Communication Practices of Dentists and Staff, 2012.
Teixeira, J. A. Carvalho. Relação técnicos de saúde – utentes, 2004.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.