Cidadania terrena e Cidadania divina
PDF

Palavras-chave

Religião
Eleição
Evangélicos

Como Citar

FERREIRA, Adriel; ALMEIDA, Ronaldo de. Cidadania terrena e Cidadania divina: um estudo de caso de uma campanha eleitoral evangélica pentecostal. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192785. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2785. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa consiste num estudo de caso realizado nas eleições de 2018, na qual observei a campanha eleitoral de uma candidato oficial da igreja evangélica pentecostal Assembleia de Deus (AD) ministério Belém em Campinas. Esta estratégia eleitoral da candidatura oficial não se restringe a declaração de apoio a determinado candidato pela igreja, pois a instituição religiosa assume um papel centralizador, selecionando o candidato, coordenando a campanha, recrutando e formando uma militância, além de ceder os espaços das reuniões religiosas para divulgação da candidatura. Observei, então, a campanha a reeleição do Pastor presidente da AD Belém em Campinas, Paulo Roberto Freire da Costa (PR), afim de reconhecer qualitativamente a suposta profissionalização das campanhas eleitorais evangélicas e a a importância da atuação da igreja para o sucesso eleitoral da candidatura oficial.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192785
PDF

Referências

ALMEIDA, Jheniffer Vieira De e PEIXOTO, Vitor. Servir e Obedecer: uma análise de cabos eleitorais neopentecostais. In: 41 ENCONTRO ANUAL
DA ANPOCS, 2017, Caxambu, MG. Anais... Caxambu, MG.: [s.n.], 2017.
LACERDA, Fábio. Pentecostalismo, Eleições e Representação política no Brasil Contemporâneo. Tese de Doutorado (Ciência Política). Universidade de São Paulo, São Paulo. 2017.
NASCIMENTO, Claudia Cerqueira. Igreja como partido: capacidade de coordenação eleitoral da Igreja Universal do Reino de Deus. Tese (Doutorado em Ciência Política). - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2017.
NETTO, Gabriela Figueiredo. Quando o dinheiro importa menos: uma análise do financiamento de campanhas eleitorais dos candidatos evangélicos. Dissertação de Mestrado (Ciência Política). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
VALLE, Vinicius Saragiotto Magalhães do (2013). Pentecostalismo e lulismo na periferia de São Paulo: estudo de caso sobre uma Assembleia de Deus na eleição municipal de 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.