Disputa pela moralidade pública
PDF

Palavras-chave

Bancada evangélica
Religião
Política

Como Citar

KIKUMOTO, Gabriel; ALMEIDA, Ronaldo de. Disputa pela moralidade pública: uma análise da atuação da bancada evangélica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191927. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1927. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este projeto pretende compreender o comportamento legislativo da Bancada Evangélica durante a 55ª Legislatura do Congresso Nacional. O estudo objetiva a construção de um banco de dados das proposições desses parlamentares e o mapeamento da sua presença nas diferentes Comissões na Câmara dos Deputados. A partir desses dados será possível analisar suas pautas e os seus interesses, tanto os especificamente religiosos e corporativos como também os não religiosos. A hipótese é que parcela significativa (não a totalidade) da ação parlamentar dos deputados federias evangélicos trabalha a favor do recrudescimento do conservadorismo no Brasil contemporâneo. De fato, a hipótese inicial foi confirmada, mas para além disso foram identificadas outras particularidades do comportamento da bancada no cenário político que valem ser considerados de igual maneira.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191927
PDF

Referências

Curtis, M. D.; Shiu, K.; Butler, W. M. e Huffmann, J. C. J. Am. Chem. Soc. 1986, 108, 3335.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.