Os evangélicos nas eleições de 2018
PDF

Palavras-chave

Religião
Eleições
Financiamento de campanha

Como Citar

MACEDO, Gabriella; ALMEIDA, Ronaldo de. Os evangélicos nas eleições de 2018: recrutamento de candidatos e financiamento de campanha. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192708. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2708. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A participação dos evangélicos na política tem sido crescente ao longo das últimas décadas. Este projeto tem o objetivo de compreender de que maneira as candidaturas evangélicas oficiais e não oficiais se traduzem no processo eleitoral. São dois os objetivos específicos do projeto, construir um banco de candidaturas evangélicas que sirva como modelo para as eleições não só de 2018, como para eleições anteriores; e um banco de endereços de igrejas e de financiamento de campanha como forma de compreender, de maneira geral, como se dá a trajetória desses políticos e quais as estratégias que culminam em campanhas vitoriosas. Nossa metodologia é quantitativa e nossas hipóteses são de que existe uma coordenação eclesiástica e partidária, num processo de aderência entre igreja e partido, que torna as candidaturas oficiais mais viáveis em comparação às demais e que os custos de campanha de candidatos evangélicos é menor, também em comparação com os demais.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192708
PDF

Referências

LACERDA, Fábio. Pentecostalismo, Eleições e Representação política no Brasil Contemporâneo. 2017. Tese de Doutorado (Ciência Política). Universidade de São Paulo, São Paulo. 2017.
NETTO, Gabriela Figueiredo. Quando o dinheiro importa menos: uma análise do financiamento de campanhas eleitorais dos candidatos evangélicos. 2016. Dissertação de Mestrado (Ciência Política). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
TANAKA, Marcela. O Voto da Fé: comportamento eleitoral e recrutamento partidário dos deputados estaduais evangélicos em São Paulo (2002-2014). 2018. Dissertação de Mestrado (Ciência Política). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.