Resumo
O presente projeto se edificou a partir de uma pesquisa teórico-prática acerca da experimentação da voz e da palavra influenciadas pelo espaço físico e sua semiótica no teatro. O principal foco partiu dos pensamentos de Valère Novarina em Diante da Palavra¹, mas foi complementado pela análise de outros materiais teatrais, filosóficos e antropológicos acerca da voz. Conforme a pesquisa caminhou, a questão do referencial de escuta se tornou um princípio em relação à temática, e sua sustentação tanto teórica quanto prática exigiu um grande apêndice temporal para se inclinar sobre essa questão. O projeto constituiu-se de pesquisas com atores e um cuidadoso olhar para as referências teóricas, resultando em um ensaio acadêmico somado a uma experiência performativa em instalação artística.
Referências
Bachelard, G. A Poética do Espaço. Martins Fontes. 1989
Cavarero, A. Vozes Plurais: Filosofia da Expressão Vocal. Editora UFMG 2011
Fabião, E. Corpo Cênico, Estado Cênico. In. Revista Contrapontos. 2018
Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.