O teatro cego e a articulação de signos não visuais na condução da fábula
PDF

Palavras-chave

Teatro cego
Signo cênico
Acessibilidade cultural

Como Citar

SOUSA, Victor de; AGUILAR, Gina; CASTRO, Rodrigo. O teatro cego e a articulação de signos não visuais na condução da fábula. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720193018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/3018. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este projeto propõe-se a uma pesquisa teórico-prática sobre o teatro cego – linguagem que coloca atores e espectadores em uma sala mergulhada na mais completa escuridão –, em seus aspectos cênicos e extra-cênicos, com atenção à rede de signos não visuais que leva à condução da fábula em um espetáculo que se vale da forma. Ao identificar na anulação da visão um elemento de potencialização poética da cena, o teatro cego abre caminho para as pessoas com deficiência visual, que passam a compor no elenco e na plateia das peças. Assim, é uma possibilidade de arte inclusiva e sensorial, algo que vem ganhando cada vez mais terreno nos últimos anos, apesar de ainda pouco falado na academia. Essa pesquisa vem no intuito de contribuir para a mudança desse quadro. Ela é composta por duas etapas, uma teórica e outra prática: o estudo da linguagem em seus aspectos poéticos, estéticos, sociais e políticos, bem como das articulações sígnicas utilizadas em uma montagem do grupo paulistano de teatro cego, e a exploração prática de possibilidades de signos cênicos não visuais por meio de um grupo de estudos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720193018
PDF

Referências

HONZL, J. A mobilidade do signo teatral. Trad: J. Teixeira Coelho Netto. In: GUINSBURG, J.; COELHO NETTO, J. T.; CARDOSO, R. C. (Org.) Semiologia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1978. p. 125-147.
TEATRO DOS SENTIDOS. Teatro dos sentidos. Disponível em: <http://teatrodosentidos.blogspot.com/2009/05/teatro-dos-sentidos.html>. Acesso em: 19 abr. 2019.
VARGAS REYES. E.. Teatro en la oscuridad: Investigación sobre dos experiências argentinas, basada en la teoría teatral de Jorge Dubatti. 155 p. Trabalho final de mestrado - Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata. La Plata, 2011.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.