Resumo
Observando o uso de músicas em espetáculos teatrais e em exercícios propostos em salas de aula na graduação de Artes Cênicas da Unicamp, surge o desejo de investigar quais aspectos da música causam o despertar de emoções nas pessoas que as escutam, mais precisamente nos artistas da cena em exercícios de improvisação. A música pode ser uma ferramenta muito potente para alcançar diversos estados emocionais e saber como utiliza-la para chegar nesses estados poderá facilitar e intensificar esse processo de alcance. Neste projeto foram utilizadas somente músicas instrumentais, que têm um caráter muito subjetivo e é essa característica subjetiva que nos faz sentir tantas emoções diferentes sobre uma mesma música. Partindo da subjetividade das músicas instrumentais, faz-se o questionamento: Quais associações existem entre o que é ouvido e o que é sentido pelo(a) ouvinte? Objetivando responder esta pergunta, neste projeto foram realizados exercícios de improvisação com músicas, dos quais participaram estudantes da graduação em Artes Cênicas e em Dança na Unicamp. A obtenção desses conhecimentos poderá ser de grande utilidade para os(as) artistas da cena selecionarem as músicas que mais lhe serão úteis no seu respectivo processo criativo.
Referências
TESSER, I.; CASTRO, R. A música e os estados emocionais do ator. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, n. 27, p. 1-1, 9 jan. 2019.
Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.