Correlação entre o perfil metabólico e a composição corporal de mulheres jovens sedentárias
PDF

Palavras-chave

Metabolômica
Composição corporal
Mulheres.

Como Citar

PATUTTI, Caio; CAVAGLIERI, Claudia Regina; TROMBETA, Joice Cristina dos S.; DUFT, Renata Garbellini; MIKAHIL, Mara Patricia Traina Chacon. Correlação entre o perfil metabólico e a composição corporal de mulheres jovens sedentárias. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018252. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/252. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Dentre as análises utilizadas para identificar perfil metabólico, a metabolômica tem se destacado. O objetivo deste estudo foi verificar a correlação entre os metabólitos encontrados e a composição corporal de mulheres jovens eutróficas. Análise metabolômica foi realizada através da ressonância magnética nuclear de 600Mhz (RMN). Os dados espectrais foram analisados no software Chenomx. Os metabólitos encontrados que foram correlacionados com a composição corporal foram: 3-hidroxibutirato, alanina, tirosina, valina, metilmalonato, propilenoglicol e piruvato. Através dos metabólitos encontrados, podemos observar uma perturbação no sistema energético das voluntárias, ocasionado possivelmente pelo excesso de gordura corporal e que pode levar a um quadro de resistencia à insulina.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018252
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.