Associação entre alterações no metabolismo de indivíduos com diabetes tipo 2 e fatores de risco da síndrome metabólica após treinamento combinado
PDF

Palavras-chave

Metabolômica
Síndrome metabólica
Treinamento combinado.

Como Citar

LIMA, Jessica Aparecida Barbosa de; CAVAGLIERI, Claudia Regina; DUFT, Renata Garbellini; BONFANTE, Ivan Luiz Padilha; MATHEUS, Keryma Chaves; MIKAHIL, Mara Patricia Traina Chacon. Associação entre alterações no metabolismo de indivíduos com diabetes tipo 2 e fatores de risco da síndrome metabólica após treinamento combinado. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018659. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/659. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A síndrome metabólica (SM) é um conjunto de fatores de risco para diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, de origem multifatorial. O exercício físico é o método não-farmacológico mais utilizado no tratamento dessa comorbidade, além de causar alterações na homeostase metabólica. Essas alterações podem ser identificadas e quantificadas através da metabolômica, a qual reproduz o estado patofisiológico do organismo. Portanto, o objetivo desde estudo é associar as alterações metabólicas de indivíduos diabéticos tipo 2 após treinamento combinado, com as mudanças nos fatores de risco da síndrome metabólica. Foram observadas diferenças significativas em circunferência de cintura, pressão arterial sistólica, triglicerídeos e glicemia, nos indivíduos treinados em relação ao grupo controle, reduzindo os fatores de risco característicos da SM.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018659
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.