Avaliação do conhecimento acerca da prevenção de sífilis congênita em puérperas atendidas no CAISM UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Sifilis congênita
Conhecimento
Puérperas

Como Citar

LABRE, Daniela; PIRES, Helaine. Avaliação do conhecimento acerca da prevenção de sífilis congênita em puérperas atendidas no CAISM UNICAMP . Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192502. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2502. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A sífilis é uma doença infecciosa exclusiva do ser humano. É transmitida por contato sexual ou por transmissão vertical intraútero, configurando a sífilis congênita. Essa forma da doença pode causar desfechos negativos para a gestação e para o feto. O conhecimento da mulher acerca dos benefícios do rastreamento e tratamento precoces além da prevenção da transmissão vertical é fundamental para que essas mulheres realizem exames de triagem na atenção obstétrica e tenham como resultado a prevenção da infecção congênita. Foi conduzido um estudo de inquérito hospitalar avaliativo do tipo CAP de abordagem quantitativa, no qual foram realizadas entrevistas com as mulheres no pós-parto durante sua internação na enfermaria de alojamento conjunto e patologia obstétrica, com objetivo de avaliar se o conhecimento de nossas puérperas com relação ao rastreamento e prevenção da sífilis congênita durante sua atenção pré-natal é um fator determinante para nossas altas cifras de sífilis congênita no país.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192502
PDF

Referências

Saúde., B. M. da, & Em, S. de V. (2015). Protocolo Clínico E Diretrizes Para Prevenção Vertical De HIV, Sífilis E Hepatites Virais., 1, 252.
Gomez, G. B., Kamb, M. L., Newman, L. M., Mark, J., Broutet, N., & Hawkes, S. J. (2013). La sífilis materna no tratada y los resultados adversos en el embarazo: Revisión sistemáticay metanálisis. Bulletin of the World Health Organization, 91(3), 217 226. https://doi.org/10.2471/BLT.12.107623

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.