Gesto
PDF

Palavras-chave

Linguagem
Gestualidade
Desenvolvimento

Como Citar

BIZUTTI, Carolina; SILVA, Kelly da; NOGUEIRA, Amanda. Gesto: aliado ou vilão nos casos de atraso no desenvolvimento da linguagem?. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192012. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2012. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A clínica fonoaudiológica é lugar privilegiado no que concerne à análise e à discussão dos aspectos que compõem a linguagem e a função deles no processo aquisicional. Dessa forma, deve-se compreender que a linguagem é um conjunto multimodal (CAVALCANTE, 2012). Assim, a linguagem deve ser investigada em sua totalidade, uma vez que a gesticulação é parte essencial e intrínseca da aquisição da linguagem e surge antes da fala (CAVALCANTE; BRANDÃO, 2012). Logo, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a presença de tais gestos durante o desenvolvimento do bebê. Para tal foi realizado um estudo qualitativo de caráter descritivo, recorte de uma pesquisa maior, intitulada “Sinais de risco e sofrimento psíquico na primeira infância: identificação e estratégicas de intervenção”. Percebe-se que os gestos estão presentes antes mesmo que a fala se instale o que permite a avaliação do desenvolvimento da linguagem e de possíveis riscos ao desenvolvimento infantil, precocemente. Além disso, nota-se que ao longo do desenvolvimento os gestos se tornam mais elaborados, já que outros aspectos como a fala e a compreensão do outro como ser intencional vão se somando.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192012
PDF

Referências

CAVALCANTE, Marianne Carvalho Bezerra. Hologestos: produções linguísticas numa perspectiva multimodal. Revista de Letras (Fortaleza). v. 31(1/2), p. 7-14, 2012.

CAVALCANTE, Marianne Carvalho Bezerra; BRANDÃO, Lavínia Wanderley Pinto. Gesticulação e Fluência: contribuições para a aquisição da linguagem. Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP). v. 1, p. 55-66, jan/jun 2012.

FLORES, Mariana Rodrigues; SMEHA, Luciane Najar. Bebês com risco de autismo: o não-olhar do médico. Ágora. Rio de Janeiro , v. 16, n. spe, p. 141-157, abr. 2013.

LEMOS, C. T. G. de. Processos Metafóricos e Metonímicos: seu Estatuto Descritivo e Explicativo na Aquisição da Língua Materna. Trabalho apresentado no The Trend Lectures and Workshop on Metaphorand Analogy, Trento, Itália, 1997.

RECHIA, Inaê Costa. Maturação da via auditiva e a aquisição da linguagem em crianças nascidas pré termo tardio e a termo com e sem risco psíquico. (Tese de doutorado). Universidade Federal de Santa Maria. Rio grande do Sul. 2016.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.