A construção da imagem do sujeito autista
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Palavras-chave

Autismo
Mídia
Saúde

Como Citar

TAVONI, Júlia; SILVA, Kelly da; CORRÊA, Ricardo. A construção da imagem do sujeito autista: uma análise de discursos midiáticos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192364. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2364. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Tendo como ponto de partida a imagem social do sujeito autista, este estudo propõe a discussão e análise crítica de materiais midiáticos que abordam o autismo. Diante do aumento da visibilidade do sujeito autista e do acesso facilitado da população a uma discussão tão complexa, este estudo assume o desafio de compreender o modo como a dinâmica interacional das mídias hegemônicas e contra-hegemônicas impacta e (re)constrói a imagem do indivíduo autista. A coleta de dados ocorreu através de uma pesquisa netnográfica, com a análise e discussão dos materiais escolhidos na perspectiva da hermenêutica de profundidade. Destacou-se neste estudo o quanto a internet e as diferentes mídias tornam-se agentes ativos na composição da imagem do sujeito autista. As mídias hegemônicas agem como porta de entrada ao tema, contribuindo para a construção de uma imagem do sujeito autista fortemente associada ao mito da genialidade, com poucas referências ao autista severo e não-verbal. Com maior destaque à heterogeneidade, as mídias contra-hegemônicas trazem relatos de núcleos familiares permeados pelo autismo, na tentativa de sensibilização do público acerca dos estereótipos construídos nas mídias hegemônicas. Reconhece-se o modo como as mídias hegemônicas e contra-hegemônicas atingem diferentes públicos, de forma interdependente, o que resulta no acesso de informações de maneira diferenciada.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192364
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Referências

KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Penso Editora, 2014
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