Modelagem do crescimento de Saccharomyces cerevisiae na presença de ocratoxina a
PDF

Palavras-chave

Modelagem
Ocratoxina A
Saccharomyces cerevisiae.

Como Citar

REIS, Beatriz de Sousa; SANTANA, Anderson de Souza; FREIRE, Luísa. Modelagem do crescimento de Saccharomyces cerevisiae na presença de ocratoxina a. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018195. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/195. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A ocratoxina A (OTA) é a principal toxina contaminante de uvas e vinhos. Ao longo da fermentação, esta micotoxina pode ser adsorvida pelas células das leveduras ou modificada através de seu metabolismo. Não houve diferença significativa nos parâmetros de crescimento de leveduras inoculadas em caldos adicionados ou não de diferentes concentrações de OTA. Estes resultados indicam que as leveduras utilizadas foram capazes de se adaptar e manter seu metabolismo inalterado na presença da ocratoxina A.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018195
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.