Caracterização genotípica de pseudomonas aeruginosa isoladas de água mineral comercializadas em São Paulo, Brasil
PDF

Palavras-chave

Biofilme
Antibióticos
Água mineral.

Como Citar

ALBANESE, Camila Fernandes; SANTANA, Anderson de Souza; SILVA, Beatriz Severino da. Caracterização genotípica de pseudomonas aeruginosa isoladas de água mineral comercializadas em São Paulo, Brasil. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018259. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/259. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A água caracteriza-se por ser um importante habitat de micro-organismos, entre os quais destacam-se bactérias heterotóficas e P. aeruginosa e para a identificação e caracterização dos mesmos usam-se técnicas genotípicas. Estes micro-organismos são possíveis causadores de gastroenterite e infecções em humanos e além disso são capazes desenvolver biofilmes, que causam uma série de problemas nas indústrias de alimentos e bebidas e por apresentarem resistência a antibióticos, com diversas implicações para a saúde pública.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018259
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.