Fatores socioeconômicos e de utilização de serviços de saúde bucal relacionados ao uso de álcool em adultos homens
PDF

Palavras-chave

Álcool
Atenção primária à saúde
Saúde bucal

Como Citar

GILLONI, Luiz; MENDES, Karine; BULGARELI, Jaqueline; SOUZA, Cinthia de; MANCILHA, Julia. Fatores socioeconômicos e de utilização de serviços de saúde bucal relacionados ao uso de álcool em adultos homens. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191881. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1881. Acesso em: 12 dez. 2024.

Resumo

Introdução:O conhecimento do estado de saúde de uma comunidade e dos indivíduos que a formam pressupõe entender os seus hábitos e comportamentos de risco, em particular o consumo de álcool.Objetivo:O objetivo do presente estudo foi identificar o uso de álcool em adultos homens e verificar sua associação com as variáveis sociodemográficas e de utilização de serviços de saúde bucal. Materiais e Métodos: Estudo transversal analítico, com 87 adultos homens na faixa etária de 20 a 59 anos no ano de 2018, cadastrados nas 7 Unidades de Saúde da Família no município de Piracicaba-SP. O padrão de uso de álcool foi investigado através da aplicação do instrumento Alcohol Use Disorder Identification Test - AUDIT. As variáveis independentes estudadas foram sociodemográficas e de utilização de serviços de saúde bucal.Resultados: Dos 87 participantes, 86,20% foram classificados na zona I (prevenção primária), 11,50% na Zona II (orientação básica) e 2,30% na zona IV (encaminhamento para serviço especializado). Do total da amostra, 60,92% tinham ensino médio. Em relação a saúde 63,22% tinham doenças crônicas e 77,01% tinham finalizado o tratamento odontológico. Além disso, houve associação significativa entre moradia, religião e tipo de serviço odontológico com o AUDIT. Conclusões: A maioria dos indivíduos (86,20%) foram classificados como baixo risco do uso de álcool e os fatores associados com o AUDIT foram moradia, religião e tipo de serviço odontológico.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191881
PDF

Referências

GILLONI, L.; MENDES, K.; BULGARELI, J.; SOUZA, C. DE; MANCILHA, J. Fatores socioeconômicos e de utilização de serviços de saúde bucal relacionados ao uso de álcool em adultos homens. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, n. 27, p. 1-1, 13 dez. 2019.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.