Análise da perda primária de implantes dentários realizados na área de cirurgia buco-maxilo-facial da faculdade de odontologia de piracicaba-UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Implante dentário
Osseointegração
Perda primária

Como Citar

SILVA, Graciele; NOIA, Claudio. Análise da perda primária de implantes dentários realizados na área de cirurgia buco-maxilo-facial da faculdade de odontologia de piracicaba-UNICAMP. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191727. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1727. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Falhas na terapia com Implantes Dentários podem ser atribuídas a uma série de fatores. Essas falhas podem ser chamadas primárias ou tardias de acordo com a época em que ocorrem. O objetivo do presente trabalho foi analisar retrospectivamente a perda primária de Implantes realizados na Área de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial da FOP-UNICAMP. Foram analisadas as seguintes variáveis: gênero, tabagismo, enxertia óssea prévia, tipo de implante, região anatômica, região nos maxilares, além do diâmetro e comprimento dos implantes. Na análise estatística foi realizada uma análise descritiva e comparativa com auxílio do programa SPSS 18.0 para Windows. Para estabelecer comparações entre os pacientes que tiveram implantes perdidos daqueles que não tiveram perda foi utilizado o teste qui-quadrado, sendo considerado resultado estatisticamente significativo para valores de p<0,05. Os pacientes tabagistas apresentaram maior incidência de perda de implante que aqueles que não fumavam, com diferença estatisticamente significativa (p<0,01). A região anatômica não influenciou na perda de implantes, no entanto a região posterior apresentou maior perda de implantes, com diferença estatisticamente significativa (p<0,01). A perda de implante obteve diferença estatisticamente significativa em relação ao tipo de implante, essa diferença foi identificada entre os tipos HE e CM .Quanto ao diâmetro foi observada uma perda maior dos SD E WD em relação aos RD.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191727
PDF

Referências

Ellis, E.R.; Tucker, M.R.; Hupp, J.R.; Cirurgia Oral e Maxilofacial Contemporânea – Rio de Janeiro: Elsevier. 2009; 5(4): 213-61.

Mazzonetto R.; Duque Neto H.; Nascimento F.F.; Enxertos Ósseos em Implantodontia. Editora Napoleão. 2012; 1(1).

Tolstunov L. Implant zones of the jaws: implant location and related success rate. J Oral Implantol. 2007; 33(4): 211-20.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.