Análise da perda tardia de implantes dentários instalados em maxila reconstruída com enxerto autógeno de crista ilíaca
PDF

Palavras-chave

Enxerto ósseo
Implante dentário
Perda tardia

Como Citar

VICENTIN, Maria; NOIA, Claudio. Análise da perda tardia de implantes dentários instalados em maxila reconstruída com enxerto autógeno de crista ilíaca. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192562. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2562. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O tratamento das atrofias alveolares por meio de enxerto autógeno é considerado uma opção viável e previsível. Nesse sentido, o emprego da crista ilíaca para reconstrução total de maxila visando à colocação de implantes dentários tornou-se um procedimento com boa aceitação por parte dos pacientes. Entretanto, falhas dos implantes instalados nessas áreas reconstruídas podem ocorrer tanto quanto em áreas de osso nativo e serem atribuídas a uma série de fatores, sendo a qualidade óssea, bem como o diâmetro e comprimento do implante um dos mais relevantes. Essas falhas podem ocorrer antes da reabilitação protética do implante, sendo chamada de falha primária, ou após a reabilitação protética do mesmo, sendo denominada de falha tardia. O objetivo do presente trabalho é analisar a perda tardia de Implantes Dentários instalados em maxilas reconstruídas com enxerto autógeno de crista ilíaca. Para isso, foram utilizados prontuários de pacientes submetidos à reabilitação com Implantes Dentários na Área de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP/UNICAMP, no período de Janeiro de 1996 a Dezembro de 2017. Desses prontuários foram coletadas e analisadas as seguintes variáveis: gênero, idade, região de instalação dos implantes, diâmetro e comprimento do implante instalado, tipo de perda do implante, região que o implante foi perdido, além do diâmetro e comprimento dos implantes perdidos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192562
PDF

Referências

Ellis, E.R.; Tucker, M.R.; Hupp, J.R.; Cirurgia Oral e Maxilofacial Contemporânea – Rio de Janeiro: Elsevier. 2009; 5(4): 213-61
Mazzonetto R.; Duque Neto H.; Nascimento F.F.; Enxertos Ósseos em Implantodontia. Editora Napoleão. 2012; 1(1)
Tolstunov L. Implant zones of the jaws: implant location and related success rate. J Oral Implantol. 2007; 33(4): 211-20.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.