Análise conceitual do termo smart cities
PDF

Palavras-chave

Cidades inteligentes
Smart cities
Iniciativas nacionais e internacionais.

Como Citar

MAKIYA, Ieda Kanashiro; SILVA, Gustavo Santos; COLETTI, Raissa Helena Faveri. Análise conceitual do termo smart cities: quadro comparativo dos diferentes rankings. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181430. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1430. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

Essa pesquisa, de abordagem qualitativa, desenvolveu um estudo exploratório, baseado na revisão da literatura, sobre o termo Smart Cities e analisou algumas iniciativas nacionas e internacionais, relacionadas a essa temática. As bases de dados utilizadas para essa pesquisa foram Web of Science, Scielo, Goggle acadêmico, Sistema de Bibiotecas da Unicamp (SBU). Essa pesquisa é importante, visto que, uma cidade é considerada inteligente quando o investimento em capital humano e social e a infraestrutura de comunicação (TIC) são combustíveis para o crescimento econômico e elevada qualidade de vida, considerando também uma boa gestão dos recursos naturais e governança participativa.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181430
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.