Regulamentação de smart grids no Brasil e no mundo
PDF

Palavras-chave

Smart grids
Regulamentação
Desenvolvimento sustentável.

Como Citar

BEZERRA, Rebecca Lorenzetti; MAKIYA, Ieda Kanashiro. Regulamentação de smart grids no Brasil e no mundo: contribuições para o desenvolvimento sustentável. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181199. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1199. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Objetivo: O objetivo do estudo foi levantar dados a respeito da regulamentação de smart grids no Brasil e no mundo a fim de observar as principais dificuldades enfrentadas pelo Brasil para implantar projetos de redes inteligentes públicos ou privados. Resultados e Discussão: Foi observado que em comparação aos outros países estudados o Brasil se encontra muito aquém no que diz respeito a regulamentação de Smart Grids e esse é um dos principais empecilhos para o desenvolvimento de tecnologias efetivas partindo do setor privado, como é observado no Estudo de Caso realizado na empresa KNBS. Conclusão: Embora este estudo seja apenas um começo, conclui-se que os investimentos em pesquisa são essenciais para que o Brasil avance na regulamentação de Smart Grids e consiga a partir disso obter sucesso em ações que contribuam com o desenvolvimento sustentável.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181199
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.