O uso público da razão no esclarecimento kantiano
PDF

Palavras-chave

Kant
Esclarecimento
Filosofia moderna.

Como Citar

CARVALHO, Vinícius Pinto de; HULSHOF, Monique. O uso público da razão no esclarecimento kantiano. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181358. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1358. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este projeto de pesquisa pretende analisar o conceito kantiano de uso público da razão desenvolvido por Kant no texto "Resposta à questão: O que é Esclarecimento?". Inicialmente, pretende­se investigar a problemática distinção entre uso público e uso privado da razão. O objetivo dessa primeira parte da pesquisa é abordar a questão: o que exatamente significa fazer um uso público da razão? Em seguida, tendo claras a definição desse conceito e a diferença entre uso público e uso privado da razão, pretendemos investigar o conceito de público (Publikum) empregado por Kant no texto em questão. Esse segundo momento da pesquisa visa compreender em que consiste esse Publikum do Esclarecimento, e, mais importante, quem faz parte dele.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181358
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.