A ideia de paz, federalismo e prudência em À Paz Perpétua de Kant
PDF

Palavras-chave

Direito kantiano
Federalimo
Prudência

Como Citar

SALLA, Nicholas; HULSHOF, Monique. A ideia de paz, federalismo e prudência em À Paz Perpétua de Kant. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192063. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2063. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O propósito desta pesquisa é analisar o direito público de Kant por meio de suas considerações tardias sobre a paz, federalismo e prudência. Trata-se, no primeiro momento, de articular o seu pensamento para à compreensão da relação entre paz e constituição civil, sob a luz do direito público e sua relação com a política e a moral. Em seguida, busca-se analisar a recusa do autor de uma ideia positiva de uma república mundial em favor do seu sucedâneo negativo, o federalismo de Estados livres. E por fim, sob as considerações sobre a prudência, mobilizo meus esforços para defender que o federalismo é a condição inicial necessária para almejar a paz perpétua, e não uma incoerência do autor.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192063
PDF

Referências

KANT, Immanuel. Á Paz perpétua, um projeto filosófico, tradução de Marco A. Zingano, São Paulo: L&PM Editores, 198

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.