O existencialismo de Beauvoir
PDF

Palavras-chave

Beauvoir
Feminismo
Existencialismo

Como Citar

BERNARDES, Bruna; HULSHOF, Monique. O existencialismo de Beauvoir: o "tornar-se" mulher como ponto de partida para a análise da condição feminina. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192957. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2957. Acesso em: 23 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa tem como intuito investigar a compreensão que Simone de Beauvoir fornece sobre a condição da mulher em O Segundo Sexo, sob uma perspectiva existencialista. Inicialmente, pretende-se analisar a reflexão feminista beauvoiriana proposta na Introdução e no capítulo Os dados da biologia, evidenciando a dimensão crítica da alteridade entre a mulher e o homem e os conceitos subjacentes, com ênfase nas implicações biológicas apresentadas por Beauvoir. O objetivo da primeira parte da pesquisa consiste em entender quais são os pressupostos biológicos apresentados por Beauvoir, e como eles implicam a relação existente entre os sexos. Em seguida pretende-se investigar em que medida a consequente desigualdade entre os sexos é proposta por ela como resultado de uma condição e de uma construção estabelecida pela sociedade. O objetivo da segunda parte da pesquisa é examinar o capítulo intitulado A situação e o caráter da mulher para perguntar em que medida a desigualdade entre os sexos é determinada por uma “condição” e por uma construção social. Por fim, pretende-se compreender por que Beauvoir entende a sociedade como patriarcal e, tendo isso como base, como entender o “tornar-se” mulher a partir da situação e do destino que lhe foram socialmente impostos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192957
PDF

Referências

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. Tradução Sérgio Milliet. – 3ª ed. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.